Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeitura retoma construção de unidade de saúde

13/07/2017 14h15 - Atualizado em 14/07/2017 18h50

Prefeitura retoma construção de unidade de saúde

A obra, paralisada na gestão anterior, deve ser concluída em até 90 dias e vai atender mais de 14 mil pessoas

Mais de 14 mil pessoas terão o atendimento médico facilitado com a conclusão da Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Iracema. A assinatura da ordem de serviço para a retomada da obra, paralisada na gestão anterior, foi assinada na manhã da quinta-feira, 13 de julho, pelo prefeito Roberto Naves. Já reiniciado pela empresa Quasar Engenharia e Construções, o trabalho deve ser finalizado em até 90 dias.

Sonho acalentado pelos moradores do Parque Iracema e bairros vizinhos, a UBS vai complementar as ações do setor empreendidas na região, que conta hoje com o CAIS do Jardim Progresso para atendimentos de emergência e ambulatoriais. “A saúde começa pela Atenção Básica e a conclusão dessa obra vai representar um enorme benefício para a sociedade”, destacou Luzia Cordeiro, titular da pasta no município.

Luzia Cordeiro lembrou que a unidade do Parque Iracema vai contar com quatro equipes de Saúde da Família, com médicos, enfermeiros, dentistas, entre outros profissionais, permitindo que quase 15 mil pessoas sejam atendidas no local. “Estamos trabalhando com planejamento e agindo com responsabilidade, sempre focados em atender cada vez melhor a nossa população”, completou a secretária.

Morador da região, Amilton Batista, presidente da Câmara Municipal de Anápolis, falou da alegria em ver a obra da UBS Parque Iracema ser retomada e agradeceu a iniciativa do prefeito Roberto Naves e da secretária Luzia Cordeiro. “Acompanho essa construção desde o início e lamentei muito quando foi paralisada, na gestão anterior. Estou muito feliz em vê-la recomeçar, pois sei da sua importância para quem mora por aqui”, concluiu o vereador.

“Tenho convicção de que a inauguração dessa unidade de saúde será feita em tempo recorde. Confio no empenho e no compromisso do prefeito Roberto Naves”. A frase sintetiza o pronunciamento do deputado estadual Carlos Antonio, que prestigiou o evento. Para ele, as ações planejadas da atual gestão já surtem efeito e indicam que a saúde avança a cada dia.

Agradecendo o apoio de toda a sua equipe na Prefeitura e o apoio de importantes parceiros como a Câmara Municipal, o prefeito Roberto Naves comemorou a retomada de mais uma obra importante para o município. “Essa tem sido a nossa prioridade, terminar as obras paralisadas. Isso significa respeito ao cidadão e ao dinheiro público. Uma obra precisa começar e terminar”, disse.

Roberto Naves citou as várias iniciativas da administração municipal no sentido de aprimorar a saúde, entre elas os projetos de lei que asseguram recursos para o Centro Materno Infantil, na Vila Jaiara; e a Maternidade Dr. Adalberto Pereira da Silva, já aprovados pelo Legislativo. O prefeito falou também da transformação do CAIS do Jardim Progresso em UPA, cujos recursos já estão em conta, além de outras obras em curso na cidade.

Aspectos técnicos

A obra da UBS Parque Iracema será concluída em até 90 dias. A área total do terreno é de 3.400 m2 e a construída de 898,24 m2. O investimento total será de R$ 1.068.201,32. Inicialmente o valor era R$ 875.338,32, sendo R$ 560 mil do Governo Federal e o restante, R$ 315.338,32, de contrapartida do tesouro municipal. Ocorreram dois aditivos, um de acréscimo, no valor de R$ 145.12,90 e outro de reajuste, no valor de R$ 47.669,83.

A Unidade terá quatro equipes de saúde da família. Cada uma é composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um dentista e um auxiliar de saúde bucal, além dos agentes.